terça-feira, 29 de abril de 2014

28 de Abril – "DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRABALHO"

O dia 28 de Abril é um dia marcado para lembrar daqueles  trabalhadores que foram vítimas de acidente ou doenças do trabalho, foi instituído em razão da explosão de uma mina que matou 78 trabalhadores nos Estados Unidos no dia 28 de Abril de 1969.
A OIT, Organização Internacional do Trabalho, adotou em 2003 esse dia como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho.
A FETIASP, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo, através da ATRA que é a Associação dos Trabalhadores do Ramo da Alimentação, juntamente com os Químicos da Força e apoio da Força Sindical, realizaram um evento para lembrar das vítimas de acidentes de trabalho que a cada ano só aumentam. 
A primeira palestrante foi a Doutora  Alcina Maria Fonseca Beres, que é Juíza no Tribunal Regional do Trabalho da 2° Região, que falou sobre o assunto e que processos com o tema acidente de trabalho se tornam rotinas.
O segundo palestrante o Médico Perito Doutor Koshiro Otani, falou sobre o modelo de perícia que a seu ver deixa muito a desejar, e pode sim melhorar.
Outro tema abordado pelo Doutor Otani foi o novo  modelo de Perícia Médica, no qual o Médico que avaliar que o trabalhador precisa de afastamento de até 60 dias será o perito, e a CAT, Comunicado de Acidente de Trabalho, só poderá ser emitida, nesse caso, pelo empregador, e é aí que tá o pulo do "Gato".
Só no ano de 2012 mais de 2.731 trabalhadores morreram vítimas de acidente de trabalho no Brasil, e esse número representa apenas aqueles que tem carteira assinada, quando leva em conta os demais trabalhadores que são explorados sem registros o número salta para quase 9.000 trabalhadores.








Nenhum comentário:

Postar um comentário