quinta-feira, 23 de outubro de 2014

8° TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DO SITAC, 1° FASE

Começou em grande estilo o Oitavo Torneio de Futebol Society do SITAC, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campinas, e na primeira fase de eliminação já tivemos jogos eletrizantes e duas Equipes que já foram campeãs do nosso torneio e estariam brigando belo Bicampeonato já foram eliminadas, logo na primeira fase. 

Mostrando mais uma vez que o torneio do SITAC é bem disputado e de igual para igual, todas as 12 Equipes que passaram de fase apresentaram um bom futebol, mas apenas quatro delas continuam com a chance de ser Bicampeã.

Os confrontos do próximo  domingo dia 26 de Outubro promete grandes emoções e bons jogos, as equipes foram divididas em quatro grupo com três times cada e apenas dois de cada grupo continuaram na disputa.

Os confrontos Serão;

GRUPO 1
UNILEVER -  PEPSICO -  BRASIL KIRIN
DATA: 26/10/14 – CAMPO 1
08:30 h 
UNILEVER       X     PEPSICO
DATA: 26/10/14 – CAMPO 1 
             PEPSICO      X      BRASIL KIRIN
DATA: 26/10/14 – CAMPO 1
                           BRASIL KIRIN         X     UNILEVER

GRUPO 2
CROISSANT   -   JBS JAGUARIÚNA  -  BRASA BURGER
DATA: 26/10/14 – CAMPO 2
08:30 h 
                CROISSANT        X           JBS JAGUARIÚNA
DATA: 26/10/14 – CAMPO 2 
                      JBS JAGUARIÚNA       X            BRASA BURGER
DATA: 26/10/14 – CAMPO 2
BRASA BURGER        X            CROISSANT

GRUPO 3
AMBEV - CASSINI -   BAGLEY CD
DATA: 26/10/14 – CAMPO 3
08:30 h 
AMBEV            X      CASSINI
DATA: 26/10/14 – CAMPO 3 
                CASSINI      X    BAGLEY CD
DATA: 26/10/14 – CAMPO 3
BAGLEY CD       X       AMBEV

GRUPO 4
PANIFICADORA LIDER  -  AUSTER  -   BAGLEY FÁBRICA
DATA: 26/10/14 – CAMPO 4
08:30 h 
                       PANIFICADORA LÍDER         X          AUSTER
DATA: 26/10/14 – CAMPO 4 
                               AUSTER        X         BAGLEY FÁBRICA
DATA: 26/10/14 – CAMPO 4
                               BAGLEY FÁBRICA          X     PANIFICADORA LÍDER  


No link abaixo todas as fotos dos jogos, fico devendo a foto dos Companheiros da Empresa Agroceres, que infelizmente na correria acabei não registrando a foto com todos os Jogadores.













Negociações Coletivas do Setor da Alimentação do Estado de São Paulo, Segundo Semestre de 2014

Após várias rodadas de negociações com os Sindicatos Patronais e Fiesp, a FETIASP, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo, e Sindicatos filiado, alguns Setores conseguiram fechar acordo acima da inflação, com aumento real para os Trabalhadores, e além disso os Sindicatos representantes dos Trabalhadores também conseguiu incluir cláusulas novas em algumas convenções, como a do PLR, Participação dos Lucros e Resultados das Empresas.

Em um ano que os setores empresariais reclamam da estabilidade econômica e com um cenário politico de incertezas, os Patrões quiseram "engrossar o caldo" para o lado dos Trabalhadores em Rodadas de Negociações muitos difíceis, nas quais saíram até bate boca entre as partes, mais uma vez os Patrões queriam que os trabalhadores pagassem a conta, mas com a mobilização dos Setores com assembleias nas portas das Empresas e com ameaça de greve, acabaram cedendo.

Mas por outro lado, este ano ficará marcado como o ano em que o Setor Plúrimo se separou, alguns Setores preferiram negociar em separado, com isso as negociações correram um risco de serem interrompidas indo até para Dissídio, mas felizmente prevaleceu o bom senso e alguns Setores Patronais juntaram idéias e foram negociar com os Trabalhadores, chegando a um consenso e os demais Setores que não fizeram parte da mesa de Negociação acabaram seguindo, em partes, essa negociação.

Os Trabalhadores tem que ficar cientes que mesmo com a luta dos Sindicatos juntos com a Federação, o outro lado que é o Patronal está louco para enfraquecer a luta dos Trabalhadores, e com isso ele terá mais força para não atender as reivindicações dos Sindicatos.

Sem luta não há conquista, e sem Trabalhador unido não existirá Sindicato que os representará.

Assembleias realizadas pelo SITAC, Sindicato da Alimentação de Campinas, Bagley Campinas

 Ultrapan de Valinhos

 Wickbold de Hortolândia

Rodada de Negociação na FETIASP

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Protesto dos Trabalhadores da Brazilian Pet Food - 08-13

A Brazilian Pet Food, uma Empresa do setor de rações localizada em Paulínia, parou de produzir e deixou seus funcionários sem pagamento.

Os Trabalhadores da empresa, fizeram um protesto na Rodovia Zeferino Vaz (Tapetão), o motivo do protesto são atraso no pagamento, corte do convênio médico, a empresa não deposita o FGTS a um ano e abandonou os Trabalhadores completamente sem dar nenhuma explicação.

A finalidade do protesto também foi o de chamar a atenção das mídias e autoridades para que tomem conhecimento do que está acontecendo com os trabalhadores desta empresa.

Após pressão dos Trabalhadores juntamente com o Sindicato, a empresa depositou, quarta feira dia 13 de Agosto, o salário que estava em atraso, a empresa também vendeu a unidade para outro grupo do setor de rações, e estará pagando as verbas rescisórias dos funcionários.

Para ver todas as fotos no facebook é só clicar nos links abaixo;






A assembleia que decidiu pela manifestação na Rodovia

Rodovia parada




O protesto foi pacífico, obteve resultado, pois saiu nas mídias, e não teve nenhum incidente

terça-feira, 27 de maio de 2014

Negociações Coletivas do Setor da Alimentação do Estado de São Paulo

  As negociações dos Setores da Alimentação do Estado de São Paulo que estão em andamento, e que tem como Data Base o mês de Maio, não avançaram muito além da inflação do período.
  Os representantes de cada setor patronal, parecem esperar alguém sair na frente e os demais seguirão ou tentarão ficar um pouco atrás.
  Os setores da Alimentação que estão em negociação de Data Base são; Bebidas, Doces e Conservas, Ração, Suco, Usina de Açúcar, Carnes e Frios.
  Em um ano que os trabalhadores esperavam dos Empresários algum reconhecimento, pois o Brasil é o País da Copa, e venderam muito "peixe" para os Trabalhadores, nada mais justo do que dividir um pouco a bolada.
  Por outro lado, o Governo que não perde uma parada e sabe tirar proveito de tudo, taxa tanto os Trabalhadores quanto os Patrões e no fim os dois acabam pagando o pato. 
  E a Copa que vai durar um mês, já vem dando prejuízo ao povo Brasileiro desde 3 de Junho de 2003, quando o Brasil se candidatou a sediar a Copa, e aumentou o prejuízo a partir de 30 de Outubro de 2007 quando a FIFA  ratificou o Brasil como país-sede.

 Anuncio oficial do Brasil como país-sede da copa 2014

 Negociações estaduais, do lado do patronal só um representante, enquanto do lado dos trabalhadores vários Sindicatos presentes.
Assembleia do setor de Bebidas, realizada na Brasil Kirin, base do Sindicato da alimentação de Campinas.

terça-feira, 29 de abril de 2014

28 de Abril – "DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRABALHO"

O dia 28 de Abril é um dia marcado para lembrar daqueles  trabalhadores que foram vítimas de acidente ou doenças do trabalho, foi instituído em razão da explosão de uma mina que matou 78 trabalhadores nos Estados Unidos no dia 28 de Abril de 1969.
A OIT, Organização Internacional do Trabalho, adotou em 2003 esse dia como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho.
A FETIASP, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo, através da ATRA que é a Associação dos Trabalhadores do Ramo da Alimentação, juntamente com os Químicos da Força e apoio da Força Sindical, realizaram um evento para lembrar das vítimas de acidentes de trabalho que a cada ano só aumentam. 
A primeira palestrante foi a Doutora  Alcina Maria Fonseca Beres, que é Juíza no Tribunal Regional do Trabalho da 2° Região, que falou sobre o assunto e que processos com o tema acidente de trabalho se tornam rotinas.
O segundo palestrante o Médico Perito Doutor Koshiro Otani, falou sobre o modelo de perícia que a seu ver deixa muito a desejar, e pode sim melhorar.
Outro tema abordado pelo Doutor Otani foi o novo  modelo de Perícia Médica, no qual o Médico que avaliar que o trabalhador precisa de afastamento de até 60 dias será o perito, e a CAT, Comunicado de Acidente de Trabalho, só poderá ser emitida, nesse caso, pelo empregador, e é aí que tá o pulo do "Gato".
Só no ano de 2012 mais de 2.731 trabalhadores morreram vítimas de acidente de trabalho no Brasil, e esse número representa apenas aqueles que tem carteira assinada, quando leva em conta os demais trabalhadores que são explorados sem registros o número salta para quase 9.000 trabalhadores.








sexta-feira, 25 de abril de 2014

1° Rodada de Negociação do Setor de Rações Balanceadas

As negociações coletivas do setor da Alimentação do Estado de São Paulo já começaram, e o primeiro Setor a negociar foi o de Rações Balanceadas que tem como data base o mês de Maio.
A primeira rodada de negociação ocorreu no dia 23 de Abril de 2014 na sede da FETIASP (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo).
O Sindicato Patronal ofereceu uma proposta insignificante que logo foi rejeitada pelo representantes dos Trabalhadores e então como não houve avanço ficou marcado uma nova data, 19 de Maio, para voltarem a negociar.
Para o dia 29 de Abril será a vez dos setores de Carnes, na parte da manhã, e Doces e Conservas que ocorrerá na período da tarde.

 Não houve acordo na primeira rodada de negociação do setor de Rações Balanceadas


quinta-feira, 10 de abril de 2014

8° Marcha da Classe Trabalhadora - São Paulo 9 de Abril de 2014

As Centrais Sindicais CTB, CUT, CGTB, Força Sindical, NCST e UGT, realizaram no dia 9 de Abril de 2014 a 8° Marcha da Classe Trabalhadora.
Com o lema "Por mais direitos e qualidade de vida", as centrais lotaram a praça da Sé e saíram em passeata até o MASP.
As bandeiras de luta que na primeira marcha eram apenas duas, hoje já chega a quinze e tem tudo para aumentar cada vez mais, pois além do governo não atender a classe trabalhadora só dá motivos para mais reivindicações.
Se depender das centrais as marchas continuam, afinal é como diz o velho ditado, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", e quem sabe um dia podemos comemorar a conquista de pelo menos uma reivindicação.

 Reivindicações da pauta:
- Manutenção da política de valorização do salário mínimo;
- Redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salário;
- Fim do fator previdenciário;
- 10% do PIB para a educação;
- 10% do Orçamento da União à saúde;
- Reforma agrária e agrícola;
- Regulamentação da Convenção 151 da OIT (Negociação coletiva no setor público);
- Combate à demissão imotivada, com aprovação da Convenção 158 da OIT;
- Igualdade de oportunidades e de salários entre homens e mulheres;
- Valorização das aposentadorias;
- Redução dos juros e do superávit primário;
- Correção e progressividade da tabela do Imposto de Renda;
- Não ao Projeto de Lei 4330, da terceirização;
- Transporte público de qualidade;
- Fim dos leilões do petróleo.



 Diretores do Sindicato da Alimentação de Campinas participaram do evento