A FETIASP (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo) e Sindicatos Filiados, que no total são mais de 60 Sindicatos, conseguiram grandes avanços para a categoria da Alimentação nas negociações Coletivas do Ano de 2012.
Em todas as negociações foi conquistado Aumento Real de Salário e o menor reajuste ficou por conta do Setor de Torrefação e Moagem de Café que conseguiu um Aumento de 6,50% (Seis e meio porcento) e o maior reajuste foi no Piso menor do Setor do Plúrimo que alcançou mais de 11% (onze porcento) de aumento.
Ainda falta algumas negociações para fechar o ano, entre elas, Nestlé, Trigo e em algumas regiões o Setor de Panificação.
Graças ao trabalho dos Sindicatos que fizeram Assembleias nas portas das Fábricas e aos Trabalhadores que deram apoio e cruzaram os braços para ouvir os Sindicatos nas assembleias, esse foi um Ano de muitas vitórias e que no próximo ano continuem com essa garra.
Ao lado dos Sindicatos é muito mais fácil para os Trabalhadores conseguirem alguns benefícios, agora quando o Trabalhador não valoriza quem lhes representa fica muito difícil, pois isso é tudo o que o Patrão quer, porque só assim ele não terá com o que se preocupar quando chegar a Data Base.
É como diz o Presidente do Sindicato da Alimentação de Campinas, Marcos Araújo, "Trabalhador só tem um lado, que é ao lado do seu Sindicato, porque se ele estiver do lado do Patrão o Sindicato não pode representá-lo".
Segue abaixo a tabela com as Categorias, o mês da Data Base, os reajustes e Pisos Salariais.
Segue abaixo a tabela com as Categorias, o mês da Data Base, os reajustes e Pisos Salariais.
|
Negociação do Setor Plúrimo
Assembleia na porta da Empresa Arcor/Bagley de Campinas
Greve na BRF de Hortolândia
Nenhum comentário:
Postar um comentário