quinta-feira, 31 de maio de 2012

Trabalhadores da AMBEV votam proposta do Acordo Coletivo

        Agora é oficial, os Trabalhadores da AMBEV unidade Jaguariúna votam a partir das 22 horas de hoje, dia 31 de Maio, a proposta apresentada pela empresa.
        Após longas rodadas de negociações, e com muita garra e luta do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campinas, a AMBEV chegou a um número para que os Trabalhadores votem e decidam os rumos das negociações.
        A proposta da AMBEV é a seguinte;
        7% de aumento salarial
        GTS (gratificação por tempo de serviço) de R$15,00
        Piso salarial de R$1.078,00
        14° salarial pode ser solicitado a partir de Julho.
        E o Banco de Horas será votado em separado, o que já é uma grande vitória da Classe Trabalhadora pois, todo acordo da AMBEV está vinculado a Banco de Horas.


Marcos Araújo, Presidente do Sindicato da Alimentação de Campinas fala aos Trabalhadores da AMBEV

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se há risco de greve nas Ambev de São Paulo, em função do acordo coletivo.
    Desde já agradeço.alida.p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Companheira, a greve deve ser a última cartada que o sindicato tem para usar, após esgotar as possibilidade de negociações e se o trabalhador entender que as propostas estão muito abaixo do esperado e a empresa não dá sinal de avanço e não quer negociar ai sim tem que partir para a greve.
    Mas lembre-se, a greve só acontece e é vitoriosa quando os trabalhadores estão todos unidos por um objetivo comum.
    Por falar nisso, desculpe a demora da resposta, pois estamos com uma greve no "CD" da BRF de Hortolândia que já vai para o quarto dia.
    Obrigado por participar do meu blog.
    Carlinhos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela resposta, não trabalho na empresa, mas sou esposa de um trabalhador no Rio de Janeiro e sempre quando uma fábrica entra em greve o volume dobra por aqui, e parece que já está havendo uma preparação, se caso venha acontecer. Porque como você falou os trabalhadores tem que está no mesmo objetivo, e por isso que greve aqui não acontece, cada um por si.
    Gd abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Companheira pela sua colaboração, sabemos que a participação da família é muito importante na vida de cada Trabalhador, por isso cabe aos Sindicatos ter muita responsabilidade na hora de fazer qualquer movimento e não colocar tudo a perder de uma hora prá outra, correndo o risco de Trabalhadores perderem o emprego e ainda não atingir os objetivos.
      A propósito, em relação a greve na BRF, da qual saímos vitoriosos, a Empresa demitiu um funcionário que entrou para trabalhar durante a greve para por medo nos demais, o Sindicato conseguiu que a Empresa cancelasse a demissão do mesmo, isso foi mais uma vitória.
      Abraços
      Carlinhos

      Excluir
  5. Por que no CDD Vitoria ES. Não existe Sindicato !!!Numca na historia apareceu um representante legal do Sindicato !!!

    ResponderExcluir
  6. Carlos boa tarde,trabalho na filial Ambev Filial Jaguariuna, gostaria de saber sobre uma nova votação de banco de horas, como é possivel se ja foi votado? se ja foi escolhido o que achamos melhor, agora a a gerencia esta fazendo reuniões e pressão para outra votação e o sindicato vai permitir,vocês não correm o risco de perder a credibilidade se isto acontecer? imagine se a moda pega,em eleições municipais prefeito perdedor entra com um pedido no TRE que as propostas dele é melhor e quer outra eleição, imagina a bagunça que não vira,na Ambev não é diferente foi votado esta votado ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro boa noite, concordo com quase tudo que você falou, mas diferentemente das eleições municipais, ou qualquer uma que seja, a relação entre sindicato e empresa é uma relação de capital e trabalho. E a empresa, caso você não saiba, tem outros meios de implantar o BH, assim como faz em outras unidades, mas até por respeito ao nosso trabalho que é transparente, não o faz em Jaguariúna, não é isso que queremos. E como ela apresentou uma nova proposta, vale lembrar que não voltamos para votar a mesma proposta, cabe ao Sindicato colocar em votação para não deixar brechas e ela procurar outros caminhos. E também nós recebemos várias ligações e emails no qual os trabalhadores pedem para que voltassem a fazer a votação do BH em troca de alguma coisa, e nós apresentamos esse pedido a empresa como você pode ver através de nosso informativo entregue hoje dia 14. Agora cabe aos trabalhadores decidirem através do voto, e creio eu que essa proposta não vai passar, mas espero que seja por um número bem expressivo, pois só assim a empresa vai sentir a revolta dos trabalhadores. Quanto à pressão, nós também sofremos uma pressão muito maior do que vocês imaginam, tanto da empresa como de vocês, não que vocês estejam errados e é por isso que nós admiramos os trabalhadores de nossa base e sempre prevalecerá a vontade dele na urna. Você até pode falar que vai votar sim ou não, mas na urna é você que decide, a exemplo de uma empresa que nos apresentou uma lista com mais de 85% de aprovação dos trabalhadores na troca de horário e quando nós levamos para o voto secreto ela tomou uma invertida de mais de 85%.Obrigado pelo seu comentário e não deixe de acreditar no seu Sindicato, você pode ter certeza de que procuramos fazer o melhor para representá-los.

      Excluir