HISTÓRIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO DE CAMPINAS - SITAC
Fundado em 09/03/1933
Devido ao crescimento do polo industrial da região de Campinas no inicio do século XX, um grupo de trabalhadores viram a necessidade de um órgão para representar a região, e com isso, o Sindicato foi fundado em 09 de março de 1933, mas como na época o sindicalismo era repreendido em grande parte pelo Governo Federal, sua representatividade era limitada.
Em meados dos anos 60, com o golpe militar os sindicatos e sindicalistas de todas as classes foram reprimidos ao poder militar, mas no final desta década os trabalhadores se opuseram aos patrões e fizeram uma greve de “grande envergadura”, a partir dai surgiram novas organizações sindicais.
Com o surgimento das novas organizações, os trabalhadores rurais de São Paulo e do Nordeste do país, uniram-se nos anos 80, ao movimento sindical dando poderes aos sindicatos para representar a classe trabalhadora.
A partir deste momento não somente a região de Campinas, mas todo o Estado de São Paulo vem atuando firmemente pelos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campinas - SITAC, é um órgão, destinado a promover a defesa dos interesses de sua categoria profissional, com o objetivo de alcançar melhores condições de trabalho.
Sua representatividade é para com os trabalhadores nas indústrias de alimentação, onde sua base territorial se estende por Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itu, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Salto, Sumaré e Valinhos no Estado de São Paulo.
Por se tratar de cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas (RMC), representamos mais de 17.000 trabalhadores e trabalhadoras em diversas indústrias.
Os ramos são diversos, pois representamos trabalhadores nas indústrias de trigo, milho, soja, mandioca, arroz, aveia, açúcar, torrefação e moagem de café, refinação de sal, panificação e confeitaria, produtos de cacau e balas, mate, laticínios e produtos derivados, massas alimentícias e biscoitos, cerveja e bebidas em geral, vinho, águas minerais, azeite e óleos alimentícios, doces e conservas alimentícias, carnes e derivados, frio, fumo, imunização e tratamento de frutas, beneficiamento do café, alimentar de congelados, supercongelados, sorvetes, concentrados e liofilizados, rações balanceadas, café solúvel e da pesca.
Com diversas datas base diferente, o Sindicato passa praticamente o ano inteiro em negociações coletivas estaduais e muitas negociações individuais.
O Sindicato sempre está presente nas portas das empresas em assembléias, com informativo e muitas vezes em greves.
O Sindicato também está presente com apoio a outros Sindicatos, da mesma categoria ou categoria diferenciada.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campinas é um Sindicato de luta, atuante, transparente e com muitas conquistas para os trabalhadores que são a verdadeira essência para um sindicato ter êxito.
Fachada da sede de ItúFachada da sede de Jaguariuna
Fachada da sede de Campinas
Autor: Sindicato (pesquisas e depoimentos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário